O Início de um Reino em Israel e o Sacerdócio

O nome ‘Samuel’ significa: pedido a Deus
Autor: Samuel (1ª Sm 10:25), Natã e Gade (1ª Cr. 29:29; 1ª Samuel 10:25).
Data dos acontecimentos descritos no livro: 1100—970 a.C.
Regime: Monarquia. Reis: Saul, David.
Sistema: tributário – pagamento de impostos.
Religião: adoração a Yahweh. Culto cada vez mais sofisticado em Jerusalém.
Situação do povo: cada vez mais explorado e empobrecido
O povo de Israel tomou posse de grande parte da terra prometida para Abraão. É importante lembrar que Deus não lhes deu esta terra porque Israel era melhor do que os outros povos, mas Deus deu a terra de Canaã para Israel por dois motivos (leia Deuteronómio 8:20 e 9:5):
- Por causa do pecado dos povos que viviam em Canaã;
- Para cumprir a promessa que fez na aliança com Abraão, Isaque e Israel (Jacó).

1ª Samuel 1-7 - SAMUEL
1115 a.C.-1075 a.C. – Sacerdócio de Eli (da tribo de Levi) - 40 anos - 1ª Sm 1-4
Eli era juiz e sacerdote naquela época e governou Israel durante 40 anos. Ele não corrigiu os seus filhos quando estes faziam o trabalho do tabernáculo de maneira a desagradar a Deus, por isso Deus avisou que a família de Eli haveria de ser retirada do serviço de sacerdote, e Eli e os seus filhos haveriam de morrer (leia 1ª Samuel 4).
1100 a.C. - Nascimento de Samuel
Os livros de 1ª e 2ª Samuel têm esse nome por causa do profeta Samuel, o último dos Juízes e o primeiro profeta de Israel. Deus chamou Samuel quando ainda era menino para falar com o povo (Leia 1ª Samuel 2:18; 3:19-21).
Samuel foi, antes de tudo, um homem de oração. Ele nasceu como resposta da oração de sua mãe (1ª Samuel 3:1-19), deu vitória ao povo por meio da oração (1ª Samuel 7:5-10), orou a Deus quando o povo pediu um rei (1ª Samuel 8:6) e vivia a orar a Deus (1ª Samuel 12:19-23).
1103 a.C.-1055 a.C. - Opressão dos Filisteus - 40 anos - Jz 13.1
1075 a.C. - Morte de Eli – a arca tomada pelos filisteus - 1ª Sm 4.18
Siló era o lugar onde o tabernáculo ficou desde os dias de Josué até os dias de Samuel. Desde que a arca foi roubada pelos filisteus, Siló deixou de ser um sítio importante para Israel.
Os violentos filisteus, os piores inimigos de Israel, continuavam a atormentar o povo de Deus. Eles roubaram a arca da aliança (onde estavam guardados as pedras com os Dez Mandamentos). A arca da aliança era um símbolo da presença de Deus, mas não era a própria presença de Deus. Quando Israel usou a arca como um objeto de sorte, um amuleto para vencer a guerra, Deus parou de ajudá-los, porque confiaram mais na arca (em um objeto) do que no próprio Deus.
A história nos ensina que não podemos vencer na vida quando estamos a lutar contra Deus ou contra a vontade de Deus. A rebelião contra a vontade de Deus é a principal razão das guerras trágicas de hoje. As nações do mundo sempre hão-de fracassar enquanto deixarem Deus fora de seus planos e de suas vidas.
Então Israel pediu um rei.
1065 a.C.-1015 a.C. - Sacerdócio de Samuel - 50 anos - 1ª Sm 7.16
Samuel iniciou uma escola de profetas em sua cidade, Ramá, e teve uma vida irrepreensível (sem culpa). Esse foi o começo de um ofício de profetas ou videntes (pessoas com visão espiritual – Leia Actos 3:24)
1055 a.C. - Reavivamento em Israel – arca em Quireater –Jearim - Há 20 anos e vitória sobre filisteus - 1ª Sm 7.2-3

1ª Samuel 8-15 - SAUL
O povo de Israel desejava um rei para ser parecido com os povos vizinhos (leia 1ª Samuel 8:4-9). Mas eles não precisavam de um rei naquele momento, a Bíblia mostra que há um tempo certo para todas as coisas (leia Eclesiastes 8:6), e aquele não era o momento de Israel ter um rei. O povo de Israel já tinha Deus, o maior Rei de todos, mas se recusou a serví-lO (leia 1ª Samuel 8:7-9).
Deus desejava que Israel fosse diferente das outras nacões. Mas, por causa da teimosia do povo, Deus escolheu Saul, da tribo de Benjamin, para ser o primeiro rei de Israel. Em Deuteronômio 17:14-20 Deus profetizou que Israel teria um rei, mas não era para Israel abandonar Deus. Nós, muitas vezes, desejamos imitar os costumes e prácticas das pessoas que não conhecem Deus, mas Deus deseja que sejamos diferentes.
1050 a.C. - Unção de Saul (1º rei de Israel) - 1ª Sm 9-10
Saul reinou durante 40 anos em Israel, mas não tinha seu coração totalmente entregue a Deus. Mesmo assim, Israel aumentou muito seu poder militar e cultural na época da monarquia.
Saul era o rei que o povo queria: bonito, forte e que com uma presença marcante. Alguém que, pela sua aparência, mostrava autoridade. Mas esse não era o que Deus queria para Israel. Muitas vezes escolhemos as coisas por sua aparência, a pensar que a aparência pode dar mais poder e autoridade, mas Deus nos mostra que o melhor para nós nem sempre tem boa aparência, porque Deus vê o coração das pessoas (leia 1ª Samuel 16:7).
Saul foi humilde a princípio, mas depois se encheu de orgulho e tornou-se desobediente a Deus. Veja as actitudes de Saul:
• O orgulho de Saul diante do altar de Deus (1ª Samuel 13:11-13);
• A crueldade com seu filho Jonatas (1ª Samuel 14:44);
• A desobediência na batalha contra Amaleque (1ª Samuel 15:23);
• O ciúme e o ódio contra Davi (1ª Samuel 18:29);
• O pecado de ter consultado uma adivinha (1ª Samuel 28:7).
As campanhas militares de Saul:
- Contra os amonitas;
- Contra os filisteus – Saul faz o que Deus não mandou ele fazer (assumir o trabalho de um sacerdote ao oferecer um sacrifício). Deus rejeita Saul.
- Contra os amalequitas; a desobediência de Saul destrói o sucesso. Saul mente para Samuel. Samuel repete que Deus rejeitou Saul.
- Contra os filisteus novamente – Davi aparece e vence o gigante Golias.
- Contra Davi – Saul atacou Davi 5 vezes, mas Deus protegeu Davi.
- Contra os filisteus mais uma vez – Israel é derrotado, Saul e três dos seus filhos morrem.

1ª Samuel 16-31 - DAVID
Saul desobedeceu a Deus e oprimiu o povo de Israel. Por causa disso, Deus mandou Samuel ungir David para ser o novo rei de Israel. Deus só rejeitou Saul porque Saul tinha rejeitou Deus.
1024 a.C. - Samuel unge David rei - 1ª Sm 16
O personagem principal dos livros de 1ª e 2ª Samuel é David, bisneto de Rute e Boaz, da tribo de Judá, e nasceu em Belém. David era um jovem pastor de ovelhas, perto dos 18 anos, quando Samuel o ungiu. Era o filho mais novo da família, com 7 irmãos mais velhos e mais fortes do que ele. Ninguém lhe dava muita atenção a David, mas David tinha o seu coração totalmente entregue a Deus, e Deus mesmo disse que “David era um homem de acordo com o coração de Deus” (leia 1ª Samuel 13:14; Actos 13:22). Foi David quem escreveu a maior parte dos Salmos.
1023 a.C. - David mata Golias - 1ª Sm 17
1018 a.C. - David foge de Saul - 1ª Sm 19
1015 a.C. - Samuel morre em Ramá - 1ª Sm 25.1
1010 a.C. - Morte de Saul e Jonatas - 1ª Sm31; 2ª Sm 1-2
1010 a.C. - David torna-se Rei na tribo de Judá - 7 anos - 2ª Sm 2
1003 a.C - David torna-se Rei de todo o povo de Israel - 33 anos - 2ª Sm 5.5
1000 a.C. - David traz a arca para Jerusalém - 2ª Sm 7
Davi foi um grande líder militar e estabeleceu a capital de Israel na cidade de Jerusalém. Depois desejou trazer a arca para a capital, mas imitou a maneira dos filisteus carregarem a arca, por isso um de seus homens morreu (leia 2ª Samuel 6:1-7). Deus tinha ensinado há muito tempo como a arca deveria ser transportada – sobre os ombros dos levitas (leia Números 7:9), e não em uma carroça, como os filisteus fizeram (leia 1ª Samuel 6:1-12).
995 a.C. - Pecado de David com Bate-Seba - 2ª Sm 11-12
Davi possuiu a mulher de um de seus soldados e, depois que ela engravidou, mandou que deixassem esse soldado morrer em batalha para poder se casar com a mulher. Davi pecou porque não estava no sítio onde deveria estar (2ª Samuel 11:1-2). Era época dos reis estarem na guerra, mas David ficou em casa. Quando deixamos de fazer nossas responsabilidades, estamos a dar lugar para o pecado em nossa vida. Por isso, quando estamos ociosos, com nada a fazer, é aí que haveremos de ter mais oportunidade para pecar.
Por causa do pecado de David, uma maldição entrou em sua família, e seus filhos lhe causaram muitos problemas depois.
993 a.C. - Nascimento de Salomão - 2ª Sm 12.24-25
987-978 a.C. - Revolta de Absalão - 2ª Sm 13-19
985 a.C. - Censo de David e compra do terreno para a construção do Templo - 2ª Sm 24
Deus é quem ordenava a contagem do povo, mesmo assim Davi desobedeceu a Deus e decidiu mandar fazer um censo. O comandante do exército, Joabe, lembrou Davi que era contra a vontade de Deus, mas diante da insistência de Davi, o censo foi realizado. Mas, por causa do seu coração entregue a Deus, Davi arrependeu-se e aceitou a disciplina do Senhor como consequência pelo seu pecado (leia 2ª Samuel 24). Depois, em obediência e gratidão, comprou o campo de Araúna, onde mais tarde haveria de ser construído o Templo.
Apesar de suas falhas humanas, Deus usou David para colocar Israel em uma posição de honra e glória perante as outras nações:
• Ele uniu todas as 12 tribos de Israel em submissão a ele como rei;
• Ele estabeleceu a capital em Jerusalém;
• Ele derrotou os inimigos de Israel (midianitas, amalequitas e filisteus), que nunca mais voltaram a oprimir Israel;
• Aumentou a área de influência de Israel sobre as outras nações desde o Egipto ao sul até a Síria, ao norte;
• Fundou (inaugurou) uma dinastia real (uma linhagem de família de reis que passava de pai para filho – da tribo de Judá), de onde Jesus nasceu (leia Romanos 1:3; Isaías 9:7; Lucas 1:32 – Jesus é descendente de Davi).
Apesar de ter pecado, Davi buscou Deus com arrependimento e humilhação (leia 1ª João 1:9 e Salmo 51).

Obs: OS LIVROS DE 1ª E 2ª SAMUEL MOSTRAM 3 FUNÇÕES ESPECÍFICAS: SACERDOTE, PROFETA E REI.
* SACERDOTE – representa o povo diante de Deus, intercede e pede pelo povo;
* PROFETA – representa Deus diante do povo, orienta, corrige, fala a palavra de Deus;
* REI – governa o povo na justiça social e na guerra contra os inimigos.
Deus estava a ensinar que o Libertador que Deus havia prometido para nos salvar de nossos pecados, haveria de ter essas três funções. Por isso chamamos Jesus de Messias ou Cristo.
MESSIAS (hebraico): ungido (capacitado, separado, consagrado, escolhido)
CRISTO (grego): ungido (capacitado, separado, consagrado, escolhido).
Jesus haveria de nascer descendente de Davi. Jesus é nosso perfeito SACERDOTE, o perfeito PROFETA de Deus e nosso único REI. Ele é o único perfeitamente capacitado para ter essas 3 funções a fim de nos salvar.

Sem comentários:

Enviar um comentário