PRESENÇA DE DEUS ou a ARCA DO TESTEMUNHO ( ALIANÇA).

Onde a Glória do Senhor (Shekinah) se manifestava?No SANTO DOS SANTOS. De mesma forma, o espírito do homem foi restaurado para habitação da glória de Deus.
Dentro do Santo dos Santos havia uma única peça: A ARCA DA ALIANÇA.
A ARCA era uma caixa demadeira de Acácia revestida de ouro por dentro e por fora eu matampa de ouro puro, chamada de Propiciatório.
Dentro da Arca havia 3 objetos:
a) As Tábuas da Lei
b) O Pote de Maná
c) A vara de Arão que floresceu.
O que significavam estes objetos?
O que quis Deus revelar no Santuário?
Veja, então:
1 - Astábuas da Lei.
Estas eram as palavras da Aliança que O Senhor havia feito com Israel, mas o povo havia quebrado. Deus, então, renovou a Aliança e ordenou que as novas Tábuas fossem guardadas como testemunho dentro da Arca. (Deut. 10:5)
A Lei era a Palavra de Deus para o povo. Jesus é a Palavra Viva de Deus para o mundo. Esta Palavra, agora, precisa estar dentro do coração restaurado (revestido) - 2Cor. 3:3.
2 - O Vaso contendo o Maná.
Durante os 40 anos de peregrinação no deserto, Deus sustentou o seu
povo com o Maná. Nada lhes faltou (Sl. 23:1).
Deus queria mostrar com isso que Jesus seria a nossa provisão em todo o tempo da nossa jornada. Ele
é o pão que desceu do céu. (Jo. 6:32)
3 - A Vara de Arão que floresceu.
Este foi um dos episódiostristes onde Israel questionou a autoridade deMoisés e de Arão como seus líderes, o quetrouxe graves conseqüências (Num.17:10).
A Vara de Arão aponta para a ressurreição de Jesus. Aquele que estava morto venceu o poder da morte e assim como a vara de Arão cortada daterra voltou a florescer, assimtambém o filho de Deus ressuscitaria. (Jo.11:25)
A Arcao e o Propiciatório.
O Propiciatório era atampa ou cobertura da Arca feito de ouro maciço.
Ligados a mesma estrutura de ouro puro, havia a figura de dois Querubins - Êx. 25:18-20 - com as suas faces voltadas para baixo.
Eles representavam a presença e a santidade do Senhor e são os seus instrumentos de juízo para qualquer um que se aproximasse da Arca sem o sangue do sacrifício. Quando o sangue era aspergido sobre o Propiciatório, a ira de Deus contra o pecado era aplacada.
O Senhor falava a Moisés de cima do propiciatório. (Êx.25:22)
O Propiciatório protegeu o homem de Deus. O Propiciatório mostra Jesus. Ele está sempre entre o Deus santo e o homem pecador. O sangue aspergido cobria os pecados de toda a nação de Israel. Cristo, pelo derramamento do seu próprio sangue, cancelou todos os nossos pecados (confessados a Deus por intermédio de Jesus) diante de Deus.
Deus nunca propôs na sua sabedoria eterna, habitar numa tenda.
O Seu propósito, em toda revelação do TABERNÁCULO, era levantar novamentea a vida do homem como habitação do Espírito, como nos dias de Adão.
Hoje ELE não está voltado para os templos construídos por mãos humanas. Foi ELE mesmo quem criou o homem como a Sua habitação e ELE mesmo restauraria este lugar.
Os homens ainda estão fixados nos templos de pedra e valorizam mais o exterior do que o interior da sua própria vida.
Os fariseus como nos dias de Jesus, estarão sempre a olhar a estrutura e por amarem mais esta do que a própria vida do próximo, são capazes até de matar como fizeram com Jesus.
Veja no começo de tudo,o Paidisse: ³Façam um Santuário para qu e Eu habite neles.´ Êxodo 25:8
Ele cumpriu a SuaPalavra!
A gora, você é o Santuário de Deus na Terra!

3 comentários: