JESUS É O CORDEIRO DE DEUS

O Salvador profetizado devia vir, não como um rei temporal, para livrar a nação judaica de opressores terrestres, mas como um homem entre homens, para viver uma vida de pobreza e humildade, e ser afinal desprezado, rejeitado e morto. O Salvador predito nas Escrituras do Antigo Testamento devia oferecer-Se como um sacrifício em favor da raça caída, cumprindo assim cada requisito da lei (Lei Moral) transgredida. N´Ele, os tipos sacrificiais deviam encontrar o seu antitípo, e a Sua morte na cruz devia dar significado à inteira dispensação judaica. - Atos dos Apóstolos, p. 163 (Ed. P. Servir).
O apóstolo Paulo disse, "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:3-4). O que significa a palavra "as Escrituras" na frase "Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras? Significa o Velho Testamento. O apóstolo Paulo diz que Jesus morreu por todos os nossos pecados de acordo com o plano e a revelação do Velho Testamento. Como é que Ele expiou todos os nossos pecados? Ele o fez por meio do seu ato justo: o Seu batismo e Sua morte na cruz.
Você sabe, nos tempos da igreja primitiva, não havia natal até ao fim do segundo século. Os cristãos primitivos juntamente com os apóstolos só comemoravam o dia seis de janeiro como o dia do batismo de Jesus, e essa era a única comemoração da igreja primitiva.
Porque os apóstolos davam tanta ênfase ao batismo de Jesus? Este é o segredo do verdadeiro evangelho da água e do Espírito, o qual eles receberam de Jesus e pregaram ao mundo. Jesus disse, "se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5). A Bíblia diz que Jesus veio pela água e sangue para nos salvar de todos os nossos pecados (1 João 5:6). O sangue significa a cruz, então o que significa a água?

Porque Jesus foi batizado por João Batista? Porque Jesus proclamou ser o seu batismo: "porque assim nos convém cumprir toda a justiça" (Mateus 3:15).
Hebreus 10:1 diz, "Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros..." Vamos ver o sacrifício típico que Deus deu ao Seu povo para sua salvação no tempo do Velho Testamento. Se alguém pecava e era culpado, o pecador tinha que oferecer um sacrifício para expiar o seu pecado. Vamos ver Levítico 1:3-5. "Se a sua oferta for holocausto de gado vacum, oferecerá ele um macho sem defeito; à porta da tenda da revelação o oferecerá, para que ache favor perante o Senhor. Porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, e este será aceite a favor dele, para a sua expiação. Depois imolará o novilho perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está à porta da tenda da revelação". Aqui, nós podemos ver que o sacrifício tinha que satisfazer as três condições abaixo para ser legítimo perante Deus.
Eles tinham que:
(1) Preparar um sacrifício animal sem defeito (v.3)
(2) Colocar as suas mãos sobre a cabeça do holocausto (v.4)
(3) Imolar o holocausto para expiação de seus pecados (v.5)
Nos versos acima, nós podemos confirmar a lei cerimonial de Deus que o pecado era transferido para a cabeça do holocausto por meio da imposição de mãos sobre a cabeça antes do animal ser morto. É uma verdade importante. Você pode encontrar muitas expressões como "imposição de mãos sobre a cabeça do sacrifício pelo pecado" para remissão de pecados nos capítulos seguintes de Levítico. Levítico 16:21 diz, "e, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso".

Quando Arão, o sumo sacerdote colocava as suas mãos sobre a cabeça do bode, todos os pecados dos Israelitas eram transferidos para a cabeça do bode. Quando um pecador colocava as suas mãos sobre a cabeça do sacrifício, os seus pecados eram transferidos para a cabeça do animal. Do mesmo modo, quando uma
pessoa é ordenada para o ministério, ministros ordenados colocam as suas mãos sobre a sua cabeça a fim de de ser um ministro ordenado/consagrado. Portanto "a imposição de mãos" foi um ato de passagem de pecados para o sacrifício. Ela significa "passar para".

Então o animal deveria ser morto em holocausto porque "Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida".(Levítico 17:11).

Contudo, os Israelitas eram muito fracos para serem expiados de todos os seus pecados, pois eles não conseguiam evitar o pecado todos os dias até que eles morressem, portanto eles ofereciam ofertas toda vez que eles pecavam. Então Deus abriu outra chance para eles serem perdoados de todos seus pecados uma vez por ano. Era o ritual do Dia da Expiação. No Dia da Expiação, Arão, o sumo sacerdote, colocava suas mãos na cabeça do bode expiatório para passar os pecados anuais de todos os Israelitas de uma vez por todas (Levítico 16:21).
Arão era o representante dos Israelitas naquele tempo porque ele colocava as mãos na cabeça do bode no lugar de todos os Israelitas. Quando ele colocava suas mãos na cabeça do bode, todos os pecados anuais dos Israelitas (cerca de 2-3 milhões naquela época) eram transferidos para a cabeça do bode expiatório. Foi um estatuto eterno para o ser humano (Levítico 16:29).

Aquilo foi o que diz em Hebreu 10:1, "Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros...". Agora, Deus completou "os bens futuros que viriam" por meio de Jesus Cristo. Vamos ver como Jesus Cristo cumpriu sua a aliança. Deve entender-se que no dia da Expiação havia dois bodes um sobre o qual eram confessados os pecados e levados para o deserto. Outro que era imolado em vez do pecador ou pecadores. Jesus em todo o Seu ministério e particularmente na Cruz é este "cordeiro de Deus".
Primeiro, Deus Pai enviou Jesus Cristo na forma de homem sem defeito como o prometido Cordeiro de Deus. Ele é o único filho de Deus, e ele é Deus santo também. Então ele deveria ser o sacrifício por toda humanidade sem qualquer defeito.
Segundo, ele foi batizado por João Batista no Rio Jordão. Aqui, nós precisamos saber quem foi João Batista que batizou Jesus. João Batista era descendente de Arão, o sumo sacerdote. O sacerdote Zacarias, pai de João Batista nasceu na linhagem de Abias, o neto de Arão (Lucas 1:5, 1 Crónicas 24:10). Então João Batista era descendente de Arão, o sumo sacerdote. Significa que ele tinha o direito de se tornar o sumo sacerdote. Além disso, Jesus aprovou João Batista como sendo o grande entre todos os seres humanos. "Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João".(Mateus 11:11,13). Significa que João é o último sumo sacerdote na terra e o representante legítimo de toda humanidade que Deus prometeu e preparou.
O Velho Testamento profetizou isto. "Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim" (Malaquias 3:1). "Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e ordenanças. Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição".(Malaquias 4:4-6). Jesus disse, "E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir" (Mateus 11:14).
João Batista era o Elias que viria e traria todas as pessoas para Jesus Cristo preparando-as para aceita-lo. Ele nasceu seis meses antes de Jesus. Ele deu o batismo de arrependimento para as pessoas no deserto a fim de preparar o caminho do Senhor. Ele precisava levar as pessoas a lembrarem da lei e do sistema de sacrifícios do Antigo Testamento a fim de prepará-los para seu Salvador Jesus Cristo. Assim ele batizava as pessoas e as fazia perceber que o Salvador viria em breve e levaria todos os pecados do mundo na forma da imposição de mãos. O batismo de João chamava os pecadores a retornarem a Deus. Muitas pessoas ouviram as palavras de Deus através de João e abandonaram seus ídolos e retornaram a Deus, confessando seus pecados.

Então Jesus veio da Galiléia ter com João no Jordão para ser batizado por João Batista. Jesus disse, "Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça" (Mateus 3:15). Aqui, toda justiça é "dikaiosune" em grego, e seu significado é "justiça, equidade". Significa que Jesus pode salvar e dar exemplo a todos os pecadores dos seus pecados do modo mais justo e correto. Para libertar todos os pecadores dos seus pecados de modo justo e correto, Jesus teve que receber todos os seus pecados por meio da "imposição de mãos" de acordo com a aliança, que Deus fez no Velho Testamento. Foi o modo mais próprio para ele de receber todos os pecados da humanidade, por meio do batismo de João, da morte e ressurreição. Porque Jesus lnosso significativo exemplo em todas as coisas foi batizado/imersão e João Baptista ao vê-LO proclamou:  "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29). João realizou o batismo de Jesus Cristo impondo-lhe as mãos e mergulhando-O nas águas do Jordão.
Terceiro, Ele foi crucificado para a remissão dos nossos pecados. Antes do Seu último suspiro Ele disse, "está consumado" (João 19:30). Ele derramou todo Seu sangue para a remissão dos nossos pecados. E ele ressurgiu da morte no terceiro dia, e subiu aos céus. Ele cancelou todo o pecado do mundo com o Seu batismo e Seu sangue na cruz.

O apóstolo Paulo disse, "Cristo morreu por nossos pecados de acordo com as Escrituras" (1 Coríntios 15:3). Agora você entende como o animal do sacrifício era oferecido para a remissão dos pecados no Velho Testamento, e porque ele é a sombra das boas coisas que viriam?
O apóstolo João deixou clara a porção completa do seu evangelho na sua primeira epístola. "Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue".(1 João 5:6).

Nós nascemos pecadores, e pecamos até ao nosso último suspiro. Nós não podemos  pecar e  escapar do julgamento de Deus. Toda a humanidade está destinada a sofrer a morte ou vida eterna, "pois o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Romanos 5:20, João 3:16).
Jesus Cristo, o filho de Deus veio ao mundo como o Cordeiro de Deus. Ele levou todo o pecado do mundo quando ele foi batizado por João Batista no Rio Jordão. Como representante de toda humanidade, João colocou suas mãos sobre a cabeça de Jesus, e naquele momento, todos os pecados do mundo passaram para Jesus. Portanto Jesus levou nossos pecados pelo Seu batismo e os carregou para a cruz. Ele derramou todo o seu sangue sagrado como pagamento por nossos pecados, e ele expiou todos os pecados do mundo.
Então ele gritou em alta voz, "Está consumado" antes de Seu último suspiro na cruz. O que foi consumado por Jesus? Todo o pecado e seu julgamento foi consumado por Jesus pelo Seu justo ato, em outras palavras, nós fomos perdoados de todos os nossos pecados pelo Seu batismo e Sua morte na cruz. Jesus Cristo cancelou todo o pecado do mundo a cerca de 2000 anos atrás, e inaugurou um novo e vivo caminho (Hebreus 10:20). Agora é o tempo da Sua graça. Qualquer um que acreditar no Seu batismo e na Sua morte na cruz pode ser perdoado de todos os seus pecados, e ter a comunhão do Espírito Santo (Atos 2:38). Aleluia!

E o que mais devemos dizer! Há muitos versos na Bíblia afirmando o Seu batismo como justiça indispensável de Jesus para nossa salvação (Mateus 3:13-17, 1 Pedro 3:21, João 6:53-55, Efésios 4:5, Gálatas 3:27, Atos 10:37, etc.).

Você acredita nesta verdade? Você não tem pecado no seu coração? Jesus levou todos os seus pecados ? Se assim não é, vivemos ainda o tempo de 1 João 1:9 "confessar todos os nossos pecados...e ter a certeza ... que Ele é Fiel e Justo para nos perdoar e nos purificar. Aceite agora mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário