O SANTUÁRIO NO APOCALIPSE

Realmente o livro de Apocalipse é uma síntese de todos os livros do AT. Todas as palavras e frases são ecos do AT. Mais de 700 alusões ao AT. Não como citações diretas, mas ao nível de alusões. É bem claro que para entendermos o livro do Apocalipse precisamos entender o contexto do AT. Muito bem, para entendermos o livro do apocalipse, a chave está na sua estrutura. Se entendermos a estrutura, entenderemos o livro.
Algumas alusões interessantes e referências ao santuário que podem ser encontradas no livro, vejamos:
Cordeiro sacrificado – Tamid - Ap. 5:6
Sangue derramado no altar – Tamid - Ap. 6:9
Incenso no altar de ouro – Tamid - Ap. 8; 3, 4
Cântico da congregação – Tamid - Ap. 8:1 (a ordem um pouco alterada, mas relacionada intimamente)
Toque das trombetas – Tamid 7:3 – 8:2-6
Nos primeiros 8 capítulos de Apocalipse, encontramos exatamente esta sequência, evidenciando o Tamid de Cristo no Santuário Celestial.
Nos capítulos 10-11 nos movimentamos para o lugar Santíssimo.
A próxima cena do Santuário Celestial está em 11:19, na quarta cena do Santuário Celestial, no lugar santíssimo.
No capítulo 10 encontra-se o foco sobre o movimento adventista. Para reconhecer isto, precisamos encontrar os ecos do mesmo em Daniel.
Apoc. 10:3 -Tinha um livrinho na mão. Este livro estava “aberto”. A palavra em grego é específica para isto: está no particípio perfeito passivo, significando que acabara de ser aberto.
No v. 6 encontramos uma citação de Daniel 12:7.
Qual foi o juramento do anjo em Dan. 12? Foi a respeito do tempo. Esta afirmação leva-nos de volta a Dan. 7:25, onde fala de 3,5 tempos, ou tempo, tempos e metade de tempo.
Em Dan. 12:4, é ordenado que o livro seja selado até o tempo do fim. Só então seria aberto, e poderia ser compreendido. Refere-se a que no tempo do fim todos poderiam compreendê-lo.
No v. 6, um anjo pergunta quando seria o tempo do fim, e no v. 7 existe a resposta, afirmando que seria após 1798, que foi o período que terminou o 3,5 tempos.
À luz deste verso, podemos voltar a Apoc. 10. Em vez de dizer tempo, tempos e metade de tempo, diz que não haverá mais tempos. Algumas versões traduzem “cronos” como “não haverá mais demora”, mas é uma tradução equivocada. Quando comparada com a sua ligação com Daniel, torna-se fácil de compreender. Cronologia é o estudo dos tempos. A afirmação é clara em dizer que não haveria mais tempos proféticos após os 7 trovões.
O que são os sete trovões?
V. 8 – aqui está a conexão com Daniel. É sem dúvida o tema tratado em Ezequiel 2 – 3. Aqui também é dito para se pegar um livro e comer, que seria também doce na boca. No entanto, há uma grande diferença. O livro foi doce na boca de Ezequiel e João, mas para João foi amargo no ventre. Teve uma experiência doce e amarga.
Depois que Ezequiel comeu o livro, Deus ordenou que ele pegasse a mensagem e falasse para o povo. A mensagem era sobre o Juízo investigativo. Significa que depois de comido o livro, deveria ser dada a mensagem do juízo investigativo. É o que ocorre em Apoc. 10, pois Deus também ordena que profetize para todos os povos e a mensagem que deveria ser anunciada está em 10:8-11 e 11:1. Note a ordem:
1. Templo
2. Altar
3. Adoradores
Em que lugar do AT encontramos esta mesma ordem? No Dia da Expiação (Lev. 16). Medir é o trabalho de investigação. A sequência apresentada é a da purificação do santuário (Lev. 16:33).
A mensagem da expiação deveria ser dada após o livro ter sido comido. Vendo estes paralelos do AT, vemos os fundamentos que os adventistas tiveram. A escritora Ellen G. White afirma que os sete trovões eram a descrição do grande desapontamento, mas claro, vemos isso também no final do capítulo 10.
No capítulo 11, fala-se sobre os 1260 anos, as duas testemunhas que são o (AT e NT).
Apocalipse 14
A mensagem do 1º anjo são boas novas, o evangelho eterno. Aqui aparecem 8 palavras numa sequência exactamente igual a Ex 20:8. É a mais longa citação que se encontra no Apoc. Aqui temos a mensagem do julgamento ligada com o sábado. Na verdade, em 11:9 já houve uma ligação, mas agora está explicita aqui.
Além desses argumentos, encontramos todo o cenário do santuário, altar de incenso, altar de sacrifícios, candelabro, arca etc.
Outras informações importantes:
EXISTE UM PARALELO ESTRUTURAL ENTRE EZEQUIEL E APOCALIPSE
Deus toma Ezequiel e leva-o pessoalmente para ver o pecado de Israel. Deus mostrou-lhe 4 pecados. Vejamos pensando em Apocalipse:
v. 5 ele vê uma imagem de ciúmes. Começam as acusações do que o povo fazia de errado
v. 10-11 – cenas de espiritualismo egípcio
v.13-14 – cenas de idolatria a Tamuz – deus da mesopotâmia da vegetação que morria todos os anos e ressuscitava na primavera para salvar a lavoura. Era uma mensagem falsa substituindo a mensagem do Messias.
v. 16 - Adoração ao sol de costas para o santuário
Vejamos a relação deste trecho com o Apocalipse.

A Estrutura do processo legal em Ezequiel
5:5.a – Preâmbulo
5:5.b – Prólogo histórico
5:6 – Acusações
5:8-10 – Veredicto
6:2 – Testemunhas
6:8 – Clímax
8:1-18 - Descrição dos pecados
9:3 – Deus está pronto para se retirar do santuário.
9:4 – Aplicação da marca/sinal aos sinceros e fiéis. A palavra marca no palio-hebraico do tempo de Ezequiel era a letra tau, a última letra do alfabeto hebraico cuja forma era de cruz. Com este sinal Deus queria marcar os seus filhos fieis. Eram os remanescentes de Judá assim como haverão remanescente no final dos tempos e também receberão a marca ou selo de Deus. Em Ezeq 18:30-32, temos uma descrição do caráter de Deus. O julgamento é real.

1 comentário:

  1. Convido a estrar neste link. Poderia a bíblia estar apresentando dois julgamentos? Poderíamos passar por dois julgamentos? Poderíamos passar pelo julgamento investigativo e ainda outro na Sua volta?

    http://adventmedidas.blogspot.com.br/2014/12/as-medidas-da-purificacao-e-o-milenio.html

    ResponderEliminar